Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação

Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, editada desde 1999, é uma publicação do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem como objetivo a divulgação de trabalhos inéditos e originais na área da Educação, que contribuam tanto com a formação quanto com a prática de professores das diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, recebe artigos resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas, ensaios e relatos de experiência.

A revista faz duas publicações anuais: números 1 e 2. O número 1 funciona em fluxo contínuo e contempla trabalhos diversificados do ponto de vista das temáticas, metodologias, abordagens e correntes teóricas. O número 2 é uma edição especial que reúne trabalhos correlatos a uma temática definida pela Comissão Editorial. Esse número é organizado por professores convidados ou por chamada pública.

De 1999 a 2008 a revista circulou anualmente e em meio impresso, todavia, a partir de 2009, passou não somente a ter circulação semestral quanto a ser veiculada também virtualmente. Esse esforço levou ao reconhecimento da Instrumento que, a partir de 2010, recebeu Qualis B3 na área de Educação. Além dessas ações, participa do Portal de Periódicos da UFJF. A esses esforços, soma-se também a ampliação de sua indexação em diversas bases de dados. Todas essas ações, circunscritas no intenso trabalho que marca a história da Revista Instrumento, resultaram na atribuição do Qualis B2, na avaliação do último quadriênio (2013-2016).

Está indexada nas seguintes bases de dados:

  • BBE - Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, INEP)
  • Edubase (Brasil, FE/UNICAMP)
  • Google Scholar
  • Diadorim (Brasil, Ibict/MCTI)
  • Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, en Caribe, Espanã y Portugal (México)
  • CNEN (Brasil, MCTIC)
  • REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)

Qualis/CAPES: B2 na área Educação