Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos

Fauston Negreiros, Carolina Fernanda da Costa Silva, Yamila Larisse Gomes de Sousa, Layane Bastos dos Santos

Resumo


Este estudo objetiva identificar fatores determinantes para o fracasso escolar vivenciado pelos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, além das motivações para manter-se nesta modalidade. Participaram 233 estudantes do 3º e 4ª ciclo, maioria homens (57,1%), com idade média de 18 anos (variando de 15 a 54 anos). Utilizou-se um questionário estruturado e qualitativo, e a análise foi realizada com o software Iramuteq®, empregando-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam falta de interesse nos estudos como principal causa para repetência escolar e para o ingresso desses alunos na EJA, bem como emergiram classes que indicam motivações direcionadas a uma perspectiva de futuro para a permanência desses alunos nesta modalidade de ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

 

   Revista Psicologia em Pesquisa

   Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia

   Universidade Federal de Juiz de Fora
   Departamento de Psicologia – ICH
   Campus Universitário – Bairro Martelos
   Juiz de Fora – MG - CEP: 36036-330

   E-mail: revista.psicologiaempesquisa@ufjf.edu.br

   e-ISSN 1982-1247

   DOI: 10.24879


   INDEXADORES