Análise psicossocial do fracasso escolar na Educação de Jovens e Adultos
Resumo
Este estudo objetiva identificar fatores determinantes para o fracasso escolar vivenciado pelos estudantes inseridos na Educação de Jovens e Adultos – EJA, além das motivações para manter-se nesta modalidade. Participaram 233 estudantes do 3º e 4ª ciclo, maioria homens (57,1%), com idade média de 18 anos (variando de 15 a 54 anos). Utilizou-se um questionário estruturado e qualitativo, e a análise foi realizada com o software Iramuteq®, empregando-se o método de Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados evidenciam falta de interesse nos estudos como principal causa para repetência escolar e para o ingresso desses alunos na EJA, bem como emergiram classes que indicam motivações direcionadas a uma perspectiva de futuro para a permanência desses alunos nesta modalidade de ensino.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Revista Psicologia em Pesquisa
Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Psicologia
Universidade Federal de Juiz de Fora
Departamento de Psicologia – ICH
Campus Universitário – Bairro Martelos
Juiz de Fora – MG - CEP: 36036-330
E-mail: revista.psicologiaempesquisa@ufjf.edu.br
e-ISSN 1982-1247
DOI: 10.24879
INDEXADORES