Redes sociais e religião: um estudo sobre a experiência religiosa dos jovens na sociedade imagética conectada

Bonnie Moraes Manhaes de Azevedo, Raphael da Silva Ferreira

Resumo


O cristianismo sempre buscou perpetuar sua mensagem evangélica, possibilitando aos homens o contato com a sua revelação fundante, e a experiência do sagrado. Hoje, nos tempos da sociedade em rede, percebe-se um novo contexto para este desafio da religião cristã: os indivíduos contemporâneos, sobretudo os mais jovens, que darão continuidade a essa iniciativa do cristianismo em tempos futuros, desenvolvem suas relações influenciadas pelo advento da internet. Esta constitui um novo ambiente de vida, expressão, identidade e relação com os outros e também com o transcendente, utilizando-se fortemente das fotografias. Este artigo almeja compreender tais influências da sociedade conectada na forma com a qual os fiéis vivem a experiência pessoal e comunitária do sagrado neste novo ambiente.


Palavras-chave


tecnologia; redes sociais; sociologia; religião; internet

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.