A imagética de Domício Pinheiro para o futebol: técnicas de composição preferenciais de um imaginário esportivo

Eliza Bachega Casadei, Kelly De Conti Rodrigues, Carlos Alberto Garcia Biernath

Resumo


A obra do fotojornalista Domício Pinheiro está localizada em período de transição na cobertura de esportes no Brasil, em que uma série de modificações tecnológicas e simbólicas consolidava-se (tanto em relação ao esporte quanto em relação à própria fotografia). Tais modificações materializaram-se na adoção de técnicas de composição específicas para a imagem. O objetivo do presente artigo é, justamente, estudar a fotografia de Domício Pinheiro, a partir do desvelamento dos processos de composição que ele utilizava para criar sentido em suas imagens. Nós analisaremos em detalhes essas técnicas composicionais que marcaram o trabalho do fotojornalista, bem como o modo os efeitos de sentido articulados a elas.


Palavras-chave


Fotojornalismo; Futebol; Domício Pinheiro; Composição.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de Pós-graduação em Comunicação
Lumina - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

E-mail: revista.lumina@ufjf.edu.br

Classificação Qualis-CAPES : B1

ISSN 1516-0785 | e-ISSN 1981-4070

Diretórios e Indexadores:

Siga a Lumina