Relacionamento entre Organizações e Competitividade Turística: um estudo sobre o Conselho Nacional de Turismo

Daniel Pires Vieira, Valmir Emil Hoffmann

Resumo


O estudo da competitividade de destinos turísticos envolve não só as organizações relacionadas diretamente ao processo produtivo, mas o conjunto de relacionamentos capazes de fomentar sinergias e promover a competitividade e o desenvolvimento, tanto para empresas, quanto para a região ou país em que o destino se insere. O objetivo do presente trabalho é avaliar o relacionamento entre as organizações que compõem o Conselho Nacional de Turismo – CNT – em termos de sua contribuição conjunta para a competitividade dos destinos turísticos brasileiros. Para tanto, buscou-se a veri cação dos indicadores propostos pelo modelo de Dwyer e Kim (2003), mais especi camente em sua dimensão Gestão do Destino, nas variáveis Organização da Administração e Políticas, Planejamento e Desenvolvimento. Foi utilizada análise documental das atas das reuniões do Conselho entre os anos de 2003 e 2010. As conclusões apontam que a atuação do CNT tem potencial para contribuir de forma positiva para a competitividade do turismo nacional, no entanto essa contribuição vem diminuindo ao longo dos anos.


Palavras-chave


Competitividade, Modelos de Competitividade, Competitividade Sistêmica.

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